Você já deve ter saboreado um limão, ou uma laranja e ter sentido o quanto essas frutas são azedas. Em nosso dia a dia, encontramos diversas substâncias que apresentam essa propriedade oriunda de substâncias Ácidas, tais como vinagre, suco de uva, maçã, etc.
De acordo com Físco-Químico sueco Svante August Arrhenius (1859-1927), ácidos são substâncias moleculares que, ao entrarem em contato com moléculas de água, ionizam-se liberando o cátion hidrônio (H+ ) em solução.
Assim como os ácidos, a definição de substâncias básicas, também foi realizada pelo Físico-Químico Svante August Arrhenius (1859-1927), que caracterizou compostos básicos como aqueles que em solução aquosa dissociam-se liberando o ânion hidroxila (OH)1− .
NaOH(s)H2ONa+(aq)+(OH)−(aq)
As bases são formadas pela união de um metal com hidroxila, através de uma ligação iônica, por isso são classificados como compostos iônicos. Sua estrutura pode ser representada por:
M(OH)x
X = índice
M(OH)x M(OH
)x M(OH )x M(OH)x
Sais:
M(OH)x
X = índice
Sais:
Assim como os ácidos e as bases, Arrhenius também definiu os compostos salínicos, uma vez que, são derivados da reação entre ácidos e bases. Portanto, temos que sais são compostos iônicos, que em solução aquosa dissociam-se liberando um cátion diferente do hidrônio (
Estes compostos por serem iônicos, isto é, formados por cátions e ânions, à temperatura ambiente encontram-se no estado físico sólido, apresentam sabor salgado, além de serem bons condutores de eletricidade.
x
Nenhum comentário:
Postar um comentário